Tragicomédia da Alma
R$ 39,90
Autora: Nadja Moraes
Lançamento: 2025
160 páginas
Psicanálise
Em A Tragicomédia da Alma, Nadja Moraes, psicanalista e palhaça, explora como o riso, o deboche e o gesto cômico revelam o inconsciente e atravessam a clínica. Mais do que um manual, o livro é um mapa para analistas e analisados entrarem em contato com a verdade (ainda que cômica) que carregam dentro de si.
Quantidade
Sinopse
Quem disse que psicanalista não pode ter um nariz vermelho, ainda que simbólico?
Em A Tragicomédia da Alma, Nadja Moraes, psicanalista, palhaça e especialista em rir do próprio tropeço, desafia a sisudez das clínicas e propõe: e se o riso for um atalho para o inconsciente?
Entre chistes freudianos, quedas existenciais e pacientes que se libertam com deboche, Nadja mistura teoria e vivência com a leveza de quem aprendeu que palhaço bom é aquele que ouve antes de fazer graça. Aqui a vergonha vira trampolim, o drama ganha timing cômico e o sofrimento entra em cena... mas sai de nariz vermelho. A autora estrutura seu método a partir da sua bagagem teórica de psicanálise e histórias reais do poder revelador do humor no divã.
Mais do que um manual, o livro é um mapa para analistas e analisados entrarem em contato com a verdade (ainda que cômica) que carregam dentro de si. Uma obra que faz a psicanálise escorregar na própria casca de banana — e, pasme, agradecer por isso.
Sobre a autora
Nadja Moraes é psicanalista, artista e palhaça. Pesquisadora do riso como sintoma clínico e gesto de subversão, desenvolve há mais de duas décadas uma prática que articula humor, escuta e inconsciente. Atua no Brasil e no exterior, com destaque para trabalhos junto a imigrantes e refugiados, unindo clínica, arte e pensamento crítico.








